Ladrilho Hidráulico

A Norma 9.457, da Associação Brasileira de Normas Técnicas, ABNT, define o ladrilho hidráulico como uma:

"placa de concreto de alta resistência ao desgaste para acabamento de paredes e pisos internos e externos, contendo uma superfície com textura lisa ou em relevo, retangular ou de outra forma geométrica definida".

Estudos históricos mostram que já eram empregados ladrilhos hidráulicos (LH) em pisos e paredes nas épocas moura e bizantina com processo de fabricação muito semelhante ao ladrilho hidráulico que conhecemos hoje. Mas é com a descoberta do cimento pelo químico britânico Joseph Aspdin, em 1824, que o ladrilho hidráulico encontrou sua formulação final, e quase não sofreu alteração desde então.
Foi no início do século XX, que o LH ganhou sua notoriedade, principalmente nas regiões do mediterrâneo em função dos movimentos do Modernismo na Espanha e da Art Nouveau na França. No Brasil, os LH já eram fabricados pelos imigrantes italianos no final do século XIX. O nome ladrilho hidráulico se deve ao fato de, no processo de fabricação, ser somente molhado, sem queima, já que sua base é o cimento.

O LH, cuja produção continua artesanal, vem seduzindo decoradores e arquitetos por adotá-los em ambientes rústicos ou campestres, como casas de fazendas, por exemplo, mantendo a inspiração histórica. Seus desenhos coloridos permitem inúmeras composições. Mas os fabricantes chamam à atenção para a alta porosidade do revestimento e recomendam sua impermeabilização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário